DECORAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Em relação a decoração realizada nas escolas, principalmente de Educação infantil, observamos que algumas escolas decoram todos os ambientes, algumas excessivamente, outras sem nenhuma, mas isso é necessário? Traz algum benefício para a criança? Por que decorar as salas de Educação Infantil? Porque as crianças gostam? Bom, já seria um bom motivo. O ideal é que a decoração, principalmente das crianças maiores, sejam realizadas com as próprias confecções das crianças, além de fazer com que se sintam valorizadas ao ver seu trabalho exposto, serve para compartilhar e ampliar ideias, e quando for realizado em grupo, o sentido da participação para uma construção coletiva.
No caso dos bebês, que ainda não conseguem realizar muitas atividades, é interessante termos decorações que estimulem a visão e a identidade das crianças. Fotos dos pais, da família, do brinquedo preferido e principalmente das crianças.
Decorações que possam ter um fim, não somente ilustrativo e bonito nas paredes ou tetos, mas que possam exercer uma função também educativa, estimular o trabalho com as cores, os tamanhos, a identidade, os animais, a natureza, estações do ano, a matemática, a linguagem, a ciência, a cultura, etc.
Podemos ter as decorações permanentes, como por exemplo um painel de identidade, dos aniversariantes, o ajudante do dia, do calendário ou a linha do tempo, mas podemos ter aqueles que estarão sempre variando, de acordo com a proposta pedagógica de cada educador.
A atividade pode ser realizada com um objetivo, mas utilizada em outro fim, que fará a criança sentir sua produção ainda mais valorizada. Com os menores (Berçários), por exemplo, podemos utilizar uma atividade de exploração da tinta, e depois transformar este papel pintado (com rolinho, pincel, a dedo, esponja, escova de dentes, etc.) em flores, pássaros, uma casinha com a foto deles na janelinha, etc.
Uma dica é fazer uma amostra e apresentá-la à criança, é interessante a criança saber para que ela está pintando aquele papel, em que ele se transformará, e se possível, que ela acompanhe todo o processo de confecção. Aos poucos as crianças começam a ter interesse de fazer o mesmo que nós, imitando o processo da confecção, e assim, desenvolvem habilidades por interesse próprio.
IDEIA AOS EDUCADORES
Abaixo apresento uma idéia para confecção de móbiles, que podem ser realizados com papel sulfite, color set, dobradura, color plus, cartolina, etc.
A técnica utilizada faz parte do Kirigami (arte de cortar papel), de forma bastante simplificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário